12 de março de 2013

Casa da Leitura da Gameleira comemora o Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março, é uma homenagem ao nascimento do baiano Castro Alves, conhecido como o "Poeta dos Escravos". O combate ao regime de escravidão no Brasil, no século XVIII, marcou definitivamente a sua carreira e a maneira como as pessoas o eternizaram. Para lembrar a data, a Casa de Leitura da Gameleira realizará diversas atividades até o fim desta semana, como contações de histórias, brincadeiras de roda, muita cantoria e um minissarau.

A Casa de Leitura da Gameleira realizará contações de histórias, brincadeiras de roda, cantoria e um minissarau (Foto: Val Fernandes)

O principal-alvo são os estudantes da rede pública de ensino e os moradores da região do Segundo Distrito. Ao seu lado, o público contará com o apoio dos agentes de leitura para tornar a visitação ainda mais proveitosa. "Por meio da poesia, as crianças serão incentivadas para que criem o seu próprio material, ou poderão usar obras de autores nacionais para recitar aos colegas. Os diretores podem entrar em contato pelo telefone 3223-6204 para agendarmos a vinda de seus alunos", explica a coordenadora Karla Roque.
E mesmo que tudo seja ambientado para o universo infantil, com mesas e cadeiras miúdas, também os mais maduros não se sentirão deslocados. Há muitos livros com temas adultos, como o clássico "Forrest Gump", à disposição dos leitores. O acervo chega a quatro mil títulos, sendo a maioria da literatura brasileira. Interessado? A Casa de Leitura fica na Rua Senador Eduardo Assmar, 609, bairro Quinze, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados e feriados, das 16 às 20 horas.

O público contará com o apoio dos agentes de leitura, para tornar a visitação mais proveitosa (Foto: Val Fernandes)

Fonte: Agência de Noticías do Acre

11 de março de 2013

Pesquisadora da Fundação Pensamento Digital pesquisa impactos do uso de computadores em bibliotecas públicas

Helena Carloni Diretora da Biblioteca Pública Estadual e a pesquisadora Drª Marta Dieterich Voelcker.

O Estado do Acre foi indicado pela Fundação Biblioteca Nacional/Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, como representante da região Norte para participar da pesquisa “ESTUDO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO BRASIL”, da Fundação Pensamento Digital em conjunto com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. A indicação se deu pelo fato da Biblioteca Pública Estadual ser uma referência em âmbito nacional.

O interesse da pesquisa era saber sobre os impactos do uso de computadores com cobertura de internet em bibliotecas públicas. O ponto principal da pesquisa estava em identificar necessidades e oportunidades para as bibliotecas públicas brasileiras melhorarem os serviços oferecidos às suas comunidades e contribuírem para a efetivação de transformações características da sociedade da informação.

A Biblioteca Pública Estadual recebeu no período de 05 a 10 de março, a pesquisadora da Fundação Pensamento Digital, Drª Marta Dieterich Voelcker, que possui formação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Informática na Educação.

No Acre, a pesquisadora visitou duas bibliotecas de Rio Branco, a Biblioteca Pública e a Biblioteca da Floresta, e também as bibliotecas de três municípios, de Epitaciolândia, Porto Acre e Xapuri, onde conversou com a representante da Fundação de Cultura Srª Francis Mary Alves de Lima, com os coordenadores das bibliotecas e usuários, sobre o uso dessas tecnologias.

Segundo a pesquisadora “a pesquisa ocorreu nas cinco regiões, visitamos os estados com boas práticas de tecnologia”.
O resultado dessa pesquisa vai alimentar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, com informações e evidências para apoiar o desenvolvimento de uma proposta ao programa “Bibliotecas Globais”.